Arqueologistas de Stanford publicaram recentemente uma descoberta feita na caverna de Raqefet, em Israel. Lá foram encontrados pilões, utilizados em rituais funerários pelos natufianos, com resíduos indicativos de produção de cerveja! Esses pilões datam de 13 mil anos atrás, superando em milênios os registros de cerveja mais antigos já encontrados e – atenção – muito mais antigos do que os registros da agricultura e da domesticação de cereais.
Esses resíduos correspondem a grânulos de amido, com modificações relacionadas ao processo cervejeiro, fitólitos (“fósseis” de plantas decompostas) e fibras de materiais similares a tecidos.
Uma hipótese é de que a necessidade de fabricar cerveja e pão foi um impulso para o início da agricultura e dos cultivos de cereais como conhecemos hoje. E nós acreditamos que essa era uma ótima motivação! 😉
Fontes:
Liu et al. Fermented beverage and food storage in 13,000 y-old stone mortars at Raqefet Cave, Israel: Investigating Natufian ritual feasting. Journal of Archaeological Science: Reports, 21, 783-793 (2018).
Arranz-Otaegui et al. Archaeobotanical evidence reveals the origins of bread 14,400 years ago in northeastern Jordan. PNAS, 115 (31), 7925-7930 (2018).