A cerveja mais antiga do mundo foi recriada a partir de levedura encontrada em um naufrágio de 220 anos, na costa da Tasmânia.
O Sydney Cove foi o primeiro navio mercante a tentar chegar à Tasmânia, em 1797. Naufragou em uma Ilha de Preservação, na costa nordeste.
O navio transportava chá, arroz, tabaco e o mais importante, cerca de 31 mil litros de álcool.
As escavações nas últimas décadas revelaram muitos itens do naufrágio do Cove, incluindo garrafas de cerveja.
Dentro das garrafas, os cientistas descobriram que a levedura ainda estava viva, preservada nas frias profundidades do estreito de Bass.
Através de uma colaboração com o museu, o James Squire do LION e o Australian Wine Research Institute, aproveitaram o fermento para criar
o The Wreck Preservation Ale.
David Thurrowgood, conservador do Museu e Galeria de Arte da Rainha Victoria (QVMAG), disse que a descoberta de levedura e o trabalho subsequente tiveram o potencial de mudar a forma como a cerveja pode ser entendida e bebida.
“A levedura estava essencialmente em hibernação … o que conseguimos fazer foi reviver a levedura em laboratórios no sul da Austrália e fazer com que funcionasse novamente como uma levedura de cerveja viável”, disse Thurrowgood.
“Esta é a mais antiga levedura de cerveja conhecida no mundo. Esta é certamente a única revolução pré-industrial que fermenta a levedura sobrevivendo no mundo, portanto, cientificamente, é realmente muito importante ”.
Thurrowgood disse que provou a cerveja ao estilo porter e que era suave e gentil no paladar.
O diretor da QVMAG, Richard Mulvaney, disse que James Squire foi escolhido como o cervejeiro para que toda a Austrália pudesse experimentar a bebida.
“Quando anunciamos essa descoberta, tivemos cervejeiros de todo o mundo nos contatando e querendo um pouco do fermento”, disse Mulvaney.
“Foi a levedura mais procurada do mundo. Nós deliberadamente dissemos, precisamos de uma cervejaria nacional … para vir a bordo para que estivesse disponível para todos os australianos. ”
A cerveja ficou disponível para teste de sabor no Mercado de Colheita Launceston em 26 de maio, e na festa de lançamento no Saint John Craft Beer em 31 de maio.
Os royalties da cerveja financiarão mais pesquisas da QVMAG no Sydney Cove.